sexta-feira, 29 de abril de 2011

Sonhos

Já me disseram que durante aquilo a que chamamos "sonhos", o nosso cérebro fixa ou estrutura bem todas as sinapses que foram feitas durante o dia e que tiveram de facto interesse. O que não foi de grande interesse não é assimilado e acaba por ser esquecido.

Nada desaparece, simplesmente não conseguimos fazer de novo aquela sinapse que levaria à libertação de mais neurotransmissores e subitamente nós dissemos "Ah já me lembrei!"

Os sonhos servem, assim, para distrair o nosso consciente enquanto que nas zonas mais profundas do cérebro se passa aquele processo de fixação de sinapses.

Quando não estamos conscientes, quem manda é o inconsciente. E esse pode ser lixado. Disseram-me que durante o sonho fazemos tudo aquilo que durante a fase consciente nos reprimimos de fazer. Quem diz fazer diz sentir, ouvir, ir.

Com isto tudo quero só salientar uma coisa: Não há, de todo, qualquer significado oculto por detrás de cada sonho. Simplesmente reprimimos coisas durante o dia que à noite saem para nos "ocupar" enquanto aquela equação algébrica ou aquela síntese química é assimilado pelo cérebro.

Gosto de saber estas coisas porque assim posso ter uma explicação racional para o facto de sonhar constantemente com a pessoa que mais me fez sofrer na vida.

Espero que essa sinapse um dia seja totalmente reprimida da minha vida!

Bom Dia!

1 comentário:

  1. E será que a queres reprimir? Fica a pergunta para ti....nao precisas de responder. Abraço, Hugo.

    ResponderEliminar